2ºB
Olá caríssimos alunos! Neste espaço vamos postar as imagens e comentários relacionados ao livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, leitura obrigatória neste 2o trimestre do ano letivo de 2015. 
Então, é necessário que você produza uma comentário, de no mínimo 10 (dez) linhas, relacionando um capítulo do livro, com as imagens, produzida e pesquisada, sobre ele; uma notícia de jornal, atual; e ainda um texto da filosofia.
A seguir, estarão as imagens enviadas pelos grupos, separadas por turma, como fizemos na leitura anterior, O Guarani. 
Abraços, 
Profa. Ana Maria.



http://www.michelteosin.com.br/blog/citacoes-sebastiao-salgado/

Capítulo: Mudança.
  
 

Imgem produzida pelos alunos Brenda Martins, Gabriel Vinicius e João Victor de Souza.

 Capítulo Festa.



http://deniseludwig.blogspot.com.br/2013/06/arte-em-pinturas-de-festas-juninas-e.html 

Imagem produzida: Festa
 Imagem produzida pelas alunas: Camila Galhano e Vitória Oliveira.

Capítulo: O mundo coberto de penas.Vidas Secas:
 
https://eusoufotografo.wordpress.com/2014/11/04/curitiba-recebe-exposicao-e-palestra-de-sebastiao-salgado/ 

Imagem produzida: O mundo coberto de penas
 
 Imagem produzida pelas alunas: Julia Hortencia e Rafaella leite
 

Capítulo: 

Equipe: Isabela Hirata, Ana Beatriz e Larissa
A seguir, imagem produzida pela equipe e imagem pesquisada, conforme fonte:  






 


Capítulo: O menino mais novo. Vidas Secas.

Equipe: Lauanna, Gabriele e Matheus Mesquita
Imagem pesquisada e imagem produzida:


 

https://www.google.com.br/search?q=candido+portinari&biw=1455&bih=705&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIysOF1eT8xwIVQguQCh2uzA4B#imgrc=bcGw6ytsVY6iyM%3A





Capítulo: Equipe: Maria Júlia, Nathalia Corrêa e Lucas Jun



http://elaborecomunicacoes.blogspot.com.br/2010/11/fotos-do-sebastiao-salgado.html?m=1


Capítulo:
Imagem produzida pelos alunos:




Capítulo:
Equipe





Capítulo:
Equipe:

Ayra, Inara e Yasmin
 

http://www.google.com.br/search?q=carneiro+candido+portinari&btnG=&tbm=isch&tbo=u#btnG=&mhpiv=0


Capítulo: O soldado amarelo.
Equipe: Giovanna Coutinho, Vitoria Silva e Luiz Leonardo!
http://acvieira.arteblog.com.br/r112/CANDIDO-PORTINARI-Referencias-Artisticas/


Capítulo: Cadeia
Equipe: Thiago Rinaldi, Leonardo Bittencourt, e Davi Doring


http://fotografeumaideia.com.br/site/fotografos/mestres-da-fotografia/313-mestres-da-fotografia-sebastiao-salgado

Imagem produzida pelos alunos: Thiago Rinaldi, Leonardo Bittencourt, e Davi Doring

Capítulo: Fuga

Aluno: Lucas Leiroz

http://aprovadonovestibular.com/vidas-secas-livro-para-download.html


Capítulo: Sinhá Vitória
Equipe:  Camila ferreira, Fernanda Lampe e João Manoel 


 
http://blog.emania.com.br/melhores-fotografos-de-todos-os-tempos/



Guilherme, Gustavo e Gabriel Falqueveoz

Baleia:




Comentários

  1. O capítulo 4, do livro "Vidas Secas", Graciliano Ramos, é focado em Sinhá Vitória -mulher da família.
    Durante o livro, são observadas características que remétem à uma teoria filosófica denominada "Existencialismo".
    Na primeira imagem, autor Sebastião Salgado, existem características também encontradas no livro. Na imagem produzida por Brenda Martins, é retratada uma cena do livro.
    O Jornal Hoje, de 19/10/13, possui uma matéria na qual fica clara uma relação entre o mundo do livro e o mundo atual.
    O livro, Vidas Secas, conta a história de família sertaneja miserável. No capítulo 4, ao contar sobre os pensamentos de Sinhá Vitória, o autor demonstra a instisfação da mesma durante todo o capítulo.
    No livro ao contar sobre os personagens, observa-se como a essência dos personagens se moldou durante sua trajetória, desde o começo do livro.
    É visto, na fotografia de Sebastião Salgado retirada da internet, grande pobreza, clima seco entre outros aspectos, os quais remétem ao livro Vidas Secas.
    Na imagem produzida, por Brenda Martins, são observados elementos que compõem a cena do capítulo 4 onde a família vagueia com seu papagaio falando incessantemente.
    Na matéria do jornal, é falado sobre a seca que atinge o nordeste em dias atuais, situação a qual já ocorria no período do livro, o que demonstra as poucas mudanças ocorridas desde aquele tempo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No capitulo 4 do livro ''Vidas Secas'' refere-se a Sinhá Vitória, o capitulo relata o sofrimento e angustia de sua família, no qual ela e seu marido Fabiano e seus dois filhos e a cadela Baleia viajavam embaixo de um sol escaldante, sempre buscando melhores condições e fugindo do clima seco.
    Na imagem de Sebastião Salgado, se observa uma paisagem seca, com clima árido e um lugar com grande pobreza na qual podemos comparar com os dias de hoje e com o livro ''vidas secas''.
    http://www.michelteosin.com.br/blog/citacoes-sebastiao-salgado/
    Na imagem produzida sobre o capitulo 4, conta onde o papagaio da família e levado na gaiola em cima do baú.
    No Jornal Nacional do dia 18/07/2015 relata a seca do rio São Francisco que dificulta navegação e faz peixe sumir.
    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/07/seca-do-sao-francisco-dificulta-navegacao-e-faz-peixes-sumir.html
    O filosofo Immanuel Kant desenvolve uma concepção de ética que as ações humanas são orientadas por intenções não por finalidades se comparando com vidas secas a intenção da família seria procurar algo melhor para sobrevivência

    Brenda S Martins nº 03 2ºMB

    ResponderExcluir
  5. No capítulo 1 do livro Vidas Secas, com o título "Mudança", retrata uma família do nordeste brasileiro que está fugindo da seca. Eles estão à procura de algum lugar para ficar, onde encontrem alimento e água.
    A pintura de Cândido Portinari, "Os Retirantes", de 1944, pode representar muito bem a família retratada na obra, podemos perceber a pobreza, a tristeza e a debilidade física em que se encontram. Na outra imagem produzida pela Ana Beatriz, representa o típico sertão nordestino em tempos de seca, o clima desértico, sem nenhuma vegetação e sem vida.
    Como podemos notar, este sofrimento da falta de água ainda acontece atualmente, além de atacar o nordeste brasileiro, começou a prejudicar pessoas de outras regiões do Brasil.
    Nesta notícia da Gazeta do Povo, "O Brasil dos sem-água", em 04/05/13, relata a dificuldade das famílias do nordeste de conseguir água, e a busca dela e de uma vida melhor em outras regiões.
    Segundo o filósofo Aristóteles, o ser humano sempre busca a felicidade, ela é a finalidade de nossas ações, isso explica a busca da família de Fabiano, por uma vida melhor, de preferência com abundância de água, o que os fariam muito felizes.

    Larissa Fiedler N°19 2°MB

    ResponderExcluir
  6. O penúltimo capítulo do livro Vidas secas tem como nome “O mundo coberto de penas”, o Capitulo mostra as arribações que acabam de chegar no sertão e isso é um mal sinal, pois possivelmente o sertão irá pegar fogo. As aves vem em bandos e bebem o pouco de água existente, ao pousarem na caatinga seca, deixam cair suas penas, brancas, milhares delas, depois seguem para o Sul. Fabiano achava bonito aquele mundo arrasado, coberto de penas, sem cor e sem vida, e de certa forma, o mundo de Fabiano estava coberto de penas, penares, dores e sofrimentos.
    A imagem produzida apresenta o sertão, caatinga seca e o céu com poucas nuvens, as aves em bandos, Sinhá e Fabiano sentados, eles tinham que sair dali, em busca de uma vida melhor.
    A pesquisa do Jornal, mostra o Combate a seca e Desertificação, não só o Brasil, mas o Mundo, sofre com esse problema e deve ser resolvido. As consequências da seca, agravado pela interferência humana, vão desde a diminuição da fertilidade dos solos à redução da disponibilidade hídrica. A desertificação pode transformar grandes áreas, antes produtivas, em desertos e colocar em risco a vida nessas regiões. http://www.jornaldeluzilandia.com.br/txt.php?id=37278
    O filósofo Karl H. Marx, idealiza uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, como filósofo Alemão, foi expulso da maior parte dos países europes devido ao seu radicalismo. Em seu livro tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado.

    Julia Hortência - n: 35 - 2B

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O penultimo capítulo que cabe a nós é o XII "O Mundo coberto de penas" da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, onde relata as angústias de Fabiano, as más lembranças de sua cachorro Baleia, pelo sofrimento dela, e por ter mato-a, e presenciando uma fase em que a pouca água que tinham estava sendo "roubada" pelos pássaros que deixara suas penas caírem no chão e secando o bebedouro, que era a única fonte de bebida que eles tinham, deixando-o com mais revolta. sendo que foi Sinhá Vitória que percebera tal fato
    A imagem escolhida por nós é de Sebastião Salgado, que se encontra dentro de sua última obra "Genesis".
    A notícia retirada do site g1, Globo: "Nordeste do Brasil teve a pior seca dos últimos 50 anos em 2013" relata a seca como no capítulo, a falta de água e o calor excessivo, matando o gado, as plantas, e quase até mesmo a família que lá mora. ( http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/03/nordeste-do-brasil-teve-pior-seca-dos-ultimos-50-anos-em-2013-diz-relatorio.html )
    Um importante pensador do século XIX, chamado Karl Marx, escreveu uma Ideologia Alemã: "O pensamento de uma época será sempre o pensamento de uma classe dominante". Ou seja, os sertanejos são moldados e condicionados a aceitarem a realidade, parecendo inertes, contudo, não estão impedidos de criar e mudar pensamentos revolucionários em seu interior.

    Rafaella Leite n° 30 2°B

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. No capitulo 8 do livro Vidas Secas, que tem como titulo, "festa" é relatado um dia super diferente de qualquer outro na família de Fabiano, pois estavam em um clima natalino, foram para a festa vestindo suas melhores roupas, apertadas, curtas, mas isso não era problema em vista de tudo que eles passavam, Fabiano gostava de manter as tradições.
    De acordo com a imagem do Cândido Portinari, e com a imagem que o grupo produziu, podemos ver um dia de alegria, com muita festa, mas sua família ainda sim se lembravam a todo momento suas dificuldades, porque é uma coisa difícil de se esquecer.
    Com base nos relatos do site Economia estadão, afirma-se o IBGE que cerca de 77% da região nordestina vive em pobreza e dificuldades, muitos não conseguem empregos, e por conta disso suas famílias ficam desestruturadas sem saber o que fazer, vivendo na pobreza.
    O importante filósofo, Aristóteles, ressalta que os seres humanos são seres racionais dotados de razão, segundo ele, já nascemos com a natureza humana e vamos adquirindo cada vez mais, e nosso objetivo é transformas em atos as possibilidades, ou seja, se associarmos com aquilo que Fabiano faz e deixa de fazer, podemos concluir, que assim como ele, devemos sempre tentar ir em busca da algo melhor.

    Vitória Oliveira n° 33 2°B

    ResponderExcluir
  11. No primeiro capitulo do livro Vidas Secas, nos é apresentada a família de Fabiano, novamente em uma tentativa de fuga da seca e da fome, uma realidade no nordeste do nosso país. Esse livro foi escrito na década de 30, e nos dias de hoje ainda podemos ver que isso continua sendo uma realidade, como por exemplo essa noticia do Jornal Nacional da edição do dia 12/08/2013: "Seca no Piauí provoca aumento no número de retirantes. Nos últimos cinco anos, mais de 140 mil pessoas deixaram o estado em busca de trabalho e melhores condições de vida." que mostra uma versão atualizada dessa fuga da família da seca que havia atingido o lugar em que estavam, hoje no Brasil, ainda há muitas famílias que sofrem em condições precárias de vida, aonde a agua não chega e seu único sustento é a agricultura, que acaba não trazendo lucro algum ou alimento pela falta de chuva. Isso leva essas pessoas a deixarem tudo para trás e muitas vezes partirem somente com a roupa do corpo e os documentos e viajarem para os grandes centros do pais em busca de emprego, muitas vezes vem na esperança de ter condições de trazer toda a família.
    A imagem escolhida pelo grupo para este capitulo é "Os Retirantes" de Cândido Portinari. Na imagem, podemos ver claramente o quão triste é esta vida, vemos uma família com semblante triste, sem esperança, magros e aparentemente muito doentes, a imagem também faz uma alusão a morte, com os urubus rodiando a família e o patriarca segurando uma espécie de apoio que lembra uma foice.
    Uma frase de um filósofo que podemos relacionar a este capitulo é "A esperança é o sonho do homem acordado." de Aristóteles. A família que se via em uma situação de estrema dificuldade, sede, fome, não haviam um lugar para ficar, as dificuldade de dialogo entre eles por não saberem como se relacionar, como falar. Mesmo assim se viam sempre esperançosos de encontrar um lugar melhor, de viver uma vida em uma condição melhor.

    Ana Beatriz Mendes n° 01 2°B

    ResponderExcluir
  12. No 8° capitulo do livro Vidas Secas que se refere ao nome de "festa '' , que fala sobre a festa de natal que acontece na cidade e que Fabiano vai com sua familia, com roupas feitas por sinha vitória que usava retalhos. Fabiano era muito tradicional então ele vai ate a cidade e comemora com sua família uma falta muito especial. De acordo com o Jornal Hoje a seca que atinge o Nordeste chegou aos grandes centros urbanos. Na Paraíba 170 municípios estão em situações de emergência por causa da estiagem. O filósofo Aristóteles tinha como ideia que a realidade esta no que percebemos e sentimos com os sentidos e por mais Fabiano tinha essa consciência de sua realidade ele pepensam um futuro melhor para ele e sua família.
    Na imagem de Cândido Portinari podemos observa uma noite de alegria onde a muita gente, cores, musicas e muitas luzes e foi baseado nessa imagem que o grupo criou algo semelhante com á, a do autor .

    Aluna : Camila Galhano Silva n 5°o

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. No capítulo 06 de Vidas Secas, um livro de Graciliano Ramos. Relata sobre a simplicidade e a inocência do menino mais velho, apesar da ignorância da parte dos pais de não compreendê-lo, é satisfeito com a vida que tem. Podemos observar na imagem de Cândido Portinari "o menino e o carneiro" e na que o grupo apresentou, que mesmo a vida da família sendo difícil havia motivos para sorrir, e um deles para o menino mais velho era estar junto com Baleia.
    A situação que acontece no decorrer do livro, infelizmente, ainda ocorre na atualidade por falta de condições
    e de recursos. Famílias igual a do menino mais velho, vivem fugindo desesperadamente em busca de melhorias, muita das vezes deixando tudo que tem para trás para obter melhores condições de vida, fugindo da miséria e da pobreza.
    De acordo com o Jornal Hoje, do dia 19/10/2013. A seca já deixa 1.470 municípios do Nordeste em situação de emergência. Mil quatrocentos e setenta municípios da região Nordeste estão em situação de emergência por causa da seca. Falta comida para os moradores e as reservas de água estão quase no fim.
    A necessidade de superar a inércia e o sentimento de impossibilidade que nos é diariamente reforçado por
    uma série de discursos ideológicos relacionados á manutenção, refere-se tomar partido de nossas ações, agindo para mudar a história. Segundo Karl Marx ao citar "Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo", ele explica que a sociedade se limita ao interpretar o mundo de diversas maneiras esquivando da tarefa de tentar modificá-lo, ou seja, levar suas interpretações para o plano concreto. Pois se a filosofia for bem estruturada, gera na sociedade um pensamento crítico, onde as pessoas vão buscar por mudanças da situação em que vivem, para que as coisas tomem um novo rumo, desse modo tendo recursos para a população que necessita de ajuda em meio esses obstáculos que o país enfrenta, pois um dos principais dele é a seca.

    Aluna: Yasmyn Silva N°34 2°MB.

    ResponderExcluir
  15. O sexto capítulo de Vidas Secas " O menino mais vélho " tem como fóco o desejo que o filho de Fabiano e sinhá Vitória tem de aprender nóvas palavras e evoluir seu vocabulário que era muito precário,e também nos mostra a falta de incentivo e paciência que ele sofria por parte dos pais,tendo às vezes a cachorra Baleia como sua única amiga.
    O índice de crianças e adolescentes inalfabetos no Brasil ainda é muito alto como podemos ver nessa notícia da Gazeta do Povo publicada na data 29/09/2013 que nos informa o crescimento do analfabetismo no Brasil pela primeira vez em 15 anos, um aumento de aproximadamente 300 mil pessoas entre 2011 e 2012, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).
    O senso comum o conhecimento vulgar é a primeira suposta compreensão do mundo,em que as pessoas aceitam o conhecimento que é passado a elas sem questionar e obter uma visão crítica das coisas,no capítulo o menino mais velho desperta uma curiosidade sobre uma certa palavra e a ignorado pelo pai e acaba tendo que ficar só com a explicação vaga de sua mãe sobre aquilo.
    A pintura o menino eo carneiro produzida pelo Cândido Portinari no ano de 1954 nos mostra o afeto e o laço de amizade que o menino tem com o animal,na imagem que nós produzimos tentamos representar esse mesmo laço que o filho mais vélho tinha com a Baleia a vendo como o seu único apoio naquele momento difícil.

    Aluna : Inara Alves n:36

    ResponderExcluir
  16. No segundo capítulo do livro se fala principalmente sobre Fabiano, um homem, que junto de sua família encontra uma fazenda abandonada e então resolvem morar nela.O dono da fazenda volta e encontra a família la e resolve expulsa-los, mas Fabiano oferece seus serviços como vaqueiro em troca da moradia.
    Fabiano sai para caçar com sua cadela Baleia e é parado por um de seus filhos que lhe faz uma pergunta, e não sabendo como responder apenas fala algo qualquer. Ele é um homem que se dá melhor com animais, não sabe se expressar e nem se comunicar direito, deixa a educação dos filhos com sua esposa e quer uma vida longe da seca.
    Retiramos uma imagem de Sebastião Salgado do site "elabore comunicações" com a intenção de relacionar com a fuga da seca a procura de um lugar melhor assim como a reportagem de jornal do "portal o dia" que mostra pessoas saindo da seca no nordeste. O desenho elaborado foi para mostrar a interação de Fabiano com o local e animais como a cadela Baleia que vive com ele.
    A frase que escolhi é de Francis Bacon que diz "conhecimento é poder", é uma frase pequena, mas que resume bem a relação dela com o livro, Fabiano tem pouco conhecimento, e acaba sofrendo muitas vezes principalmente por não saber se comunicar direito, sendo a fala um exemplo do conhecimento, e tendo a fala como conhecimento ele teria um poder de tentar se expressar.

    aluno: Lucas Jun Watanabe nº 23

    ResponderExcluir
  17. O capítulo V de Vidas Secas, se trata do Menino mais novo, onde mostra a admiração do menino pelo pai (Fabiano), que sonha um dia, ser igual a ele, demonstrar coragem ao seu irmão mais velho e a cachorra Baleia, o garoto fica tão impressionado ao ver seu pai montando na égua descontrolada e caindo em pé, que decide imitá-lo, montando em um bode, mas isso não acaba nada bem, ele acaba caindo em uma ribanceira, e recebe risos do irmão e o olhar de reprovação da Baleia.
    Escolhemos uma imagem de Cândido Portinari "Menino com carneiro", que retrata o afeto de um menino pelo animal, esse menino tinha uma personalidade forte e era apegado aos animais. Também há um cenário de um deserto, retratando a seca, onde viviam.
    No desenho, também há a presença de seca, ausência de cores vibrantes, apenas com um sol forte e o menino caído no chão, após o bode ter o derrubado.
    No Jornal Nacional, mostraram a seca no Piauí em 12/08/13, um grande número de pessoas tiveram que ir para outro lugar em busca de uma vida melhor http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/seca-no-piaui-provoca-aumento-no-numero-de-retirantes.html .
    Aristóteles: "A esperança é o sonho do homem acordado". Após o período de seca e a chegada
    da chuva, os personagens se alegram, esperançosos, mas Fabiano não consegue libertar-se de seu destino, sabe que pode morrer na seca, mas ainda sonhando com um futuro melhor para seus filhos.

    Aluna: Lauanna Silva n° 21 2°MB

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. No V capítulo do livro “Vidas Secas” é retrato as características do “menino mais novo”, cujo tinha uma admiração muito grande pelo pai, e se dava muito bem com os animais que seu próprio pai cuidava.
    Essa semelhança entre o menino mais novo e os animais, está retratada na imagem de Candido Portinari, que mostra um menino e um animal (bode). Portanto essa semelhança não é encontrada em aspectos fisiológicos, e sim em parte comportamental entre ações e atitudes do menino mais novo. A imagem realizada pela aluna Lauanna Silva retrata a seca, como também é o lugar aonde Fabiano cuidava dos animais do seu patrão.
    Na matéria publicada pela revista NotiSul no dia 29/07/2015, fala a influencia que os filhos tem de seus pais, pois o mesmo vê eles como espelho, pois assim diz a revista. “Pode e deve haver uma verdadeira amizade entre pais e filhos - uma amizade que, sendo real, não é, evidentemente, igual a que eles têm com os seus colegas na escola. Nem os filhos esperam que isso seja assim!
    Eles querem uma “camaradagem” de outro teor. Desejam um desvelo que lhes transmita segurança e confiança - que os faça crescer e aprender sem medos nem receios. (Aleteia)”.
    Assim o menino mais novo se espelhava em seu pai, pois gostara da atividade de vaqueiro e as habilidades de Fabiano. Para Aristóteles, o Homem é um "animal político", pois somente ele possui a linguagem e esta é o fundamento da comunicação entre os seres humanos. Segundo seu ponto de vista, os demais animais só exprimem dor e prazer, mas o Homem utiliza a palavra (logos) e com isso sua capacidade de julgamento entre o bem e o mal, o certo e o errado. Na busca de interpretação da realidade social, devemos levar em consideração também a capacidade de atuação do Homem sobre a natureza e a sua consequente criação de novas condições de existência, como fundamentais para compreendermos o desenvolvimento da comunicação na sociedade.
    No Livro cita a rasa linguagem de Fabiano, em uma forma monossilábica, porém a condição de existência o levou a ser uma pessoa que de pouco linguajar, por mais que tentava se expressar e interagir em sociedade. Entretanto, o menino mais novo via outra linguagem em seu pai, não a falada, e sim em sua atividade diária, em ser “vaqueiro”, e essa atividade era a existência da família de retirantes no livro, por mais que para Aristóteles, retrata a linguagem como “fundamento”, Graciliano Ramos retrata uma linguagem de luta do dia a dia dessa família.
    Matheus Mesquita n°28 2°MB

    ResponderExcluir
  20. No primeiro capítulo do livro Vidas Secas, com o título "Mudança", retrata uma família que tentam escapar da seca, então parte em uma viajem em busca de um lugar onde tenha alimento e água. Durante o caminho eles encontram vários desafios, como a fome, chega um momento que a família está com tanta fome que tiveram que comer o próprio papagaio, eles andaram tanto que seus pés estavam cheios de calos,machucados.
    Eles continuaram andando pela terra seca, até que acharam uma fazenda abandonada, onde Fabiano decidiu que seria o vaqueiro dali e criaria seus filhos naquela terra.
    A pintura de Cândido Portinari, "Os Retirantes", de 1944,mostra a pobreza,a debilidade física em que se encontra a família, a falta de esperança. Na imagem feita pela Ana Beatriz, representa a seca do nordeste, sem vegetação e sem vida.
    Na noticia da Folha de São Paulo, "Nordeste na seca", em 21/09/12, mostra a dificuldade e como a seca sempre esteve presente na vida dos nordestinos, como eles sofrem com isso e tentam achar uma vida melhor em outras cidades.
    Podemos fazer relação também com o conceito de homem x natureza de Aristóteles, onde por um lado temos a natureza que é uma força incontrolável e por outro temos o homem que sempre sofre com as forças da natureza, o homem também sempre buscou superar a natureza, assim se tornando superior a ela, porém a natureza é algo que não podemos controlar, mas podemos conviver com ela.

    Isabela Hirata n° 16 2°MB

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. No capitulo V (o menino mais novo), é claramente expresso uma admiração muito forte do menino mais novo por seu pai, durante todo o capitulo vemos que além de admirar o pai pela sua profissão que no caso era um vaqueiro, o menino também tenta seguir os passos do pai, tenta assim ser como ele, um vaqueiro destemido, habilidoso essa é a visão que o filho tem do pai um herói como diz a matéria do jornal "Mogi das Cruzes e Suzano - TV diário, encontrado no g1.globo.com publicada no dia 08/08/2014 ( http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/08/filhos-escolhem-seguir-mesma-profissao-que-seus-pais-exerceram.html ) que fala sobre filhos que se inspiram no pai e tentam seguir a mesma profissão.
    Assim também é na imagem criada pela aluna Lauanna Silva, que mostra uma tentativa frustrada do filho de ser como o pai.
    Fabiano enquanto vaqueiro, tem uma relação muito forte com os animais, a ponte até se considerar um, do mesmo modo o filho acaba tento parte disso, o que então Candido Portinari retrata na imagem "O menino do papagaio" onde se observa um garoto fabricando manualmente um papagaio (pipa) e agarrado a ele se encontra um animal que aparenta ser um bode.
    Essa fato de se considerar um animal, é consequência de seu modo de vida , meio de convivência e conhecimento restrito, pois se cresce com animal, não sera de estranheza entende-los muito bem, do mesmo modo se cresce com pessoas não sera de estranheza ente-las bem, o que forma o homem alem de sua essência, seria a sua experiencia, como diria John Locke em sua teoria da "Tabula Rasa" que diz que somos como uma folha de papel em branco e conforme vivemos nossas experiencias são escritas, e assim as experiencias de fabiano foram escritas e o tornaram o "homem animal".
    GABRIELE OLIVEIRA Nº10 2ºB

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. No capitulo 6 do livro de Vidas Secas de Graciliano ramos "O Menino mais Velho'' expõe a simplicidade e todo o amor que o menino há de ter, independente da incompreensão que havia com seus país era sempre um menino saciado com sua existência. Analisando a obra "O menino E O Carneiro" de cândido Portinari e a imagem demostrativa que foi apresentada em sala de aula pelo grupo, retratou-se de uma vivencia com muito estorvo, e mesmo assim existia causas para ser prazenteiro, tendo um animalzinho de estimação que em qualquer momento vai estar junto para acudir. Conclusão da Noticia: Jornal de São Paulo dia 08/05/2015. Faz uma discussão de que o Sudeste Brasileiro vive a maior seca de sempre ganhando uma dimensão cada vez mais preocupante, onde os sistemas de rios e de barragens que abastecem as cidades do Estado, o mais afetado até agora com 14% do seu volume máximo , abastecendo 6,5 milhões de pessoas com apenas 5,4% da sua capacidade total. De acordo com a Filosofia do conhecimento que vivem em um mundo de sombras, presos a caverna de Platão, ao engano do senso comum a ignorância . Pode-se observar a fuga da realidade, pois tanto Fabiano quanto a sua esposa, não sabem ler e nem tem curiosidade para saber, o medo do conhecimento caminha constantemente em sua obra, projetando para uma análise contemporânea. Se libertam ao avaliar que a vida que levam não é para seus filhos e acorda para a realidade e para a busca do conhecimento, tendo os limites da existência humana que baseia na busca deste conhecimento e da verdade que acreditamos fazer parte, ao provocar, questionar, somos e nos sentimos ameaçados por uma sociedade cruel.
    Ayra Simino Simões Nº02 2MB

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. O capítulo XI do livro Vidas Secas fala sobre a injustiça exercida pelo poder militar e político sobre a sociedade, o que leva Fabiano a querer bater no soldado amarelo, mas ele mesmo se detém devido ao fato do soldado ser uma autoridade.
    A imagem de Sebastião Salgado escolhida pelo grupo, retirada do site Idea Fixa, retrata uma briga entre um trabalhador e um policial, onde tal imagem pode ser usada para representação do capítulo devido aos fatos ocorridos no mesmo. A imagem produzida pelo grupo também representa o capítulo, pois nela é possível ver a seca em um ambiente sem muito verde, com o sol escaldante e os personagens Fabiano e soldado.
    A notícia publicada pelo site Extra Globo no dia 19/01/2015, pode ser relacionada com o capítulo, pois no ocorrido houve o abuso de poder e agressão ao individuo pelos policiais, assim como ocorreu com Fabiano, injustamente, e o levou a querer se vingar do policial assim que o viu.
    Um dentre vários filósofos que podem ser citados em relação a esse capítulo, é Rousseau, que é autor da frase “O homem nasceu livre, e em toda parte vive acorrentado.” Essa frase mostra o quanto os indivíduos estão presos e submetidos ao poder do Estado, pois assim como Fabiano, por mais que o povo possua a liberdade, estão dentro de uma “caixa” de leis e normas, o que leva as pessoas a deixarem de fazer algo devido às conseqüências, porém, aqueles que possuem autoridade sobre essas pessoas, fazem abuso de tal poder, e geram a desigualdade e a guerra. Assim, a justiça que era para ser justa, acabou como injusta.

    Daniela da Rocha N°:06 2°MB

    ResponderExcluir
  27. O decimo primeiro capitulo do livro de Graciliano Ramos "Vidas Secas" tem o nome de "O Soldado Amarelo" e retrata o encontro de Fabiano com um soldado no meio da caatinga, onde Fabiano sente vontade de mata-lo porem relembra o dia em que xingou a mãe do soldado e foi preso. A imagem retirada do site El Universal de Sebastião Salgado mostra a revolta de um soldado com um de seus submissos assim como ocorre no capitulo. Em algumas partes do livro em si podemos perceber o abuso de autoridade por parte do governo, o que acontece muito hoje em dia como podemos ver na noticia publicada pelo site ANoticia no dia 11/04/2014 (Policiais militares são indiciados por abuso de autoridade no caso Wesley em Araquari) onde relata o acontecido de sumiço do Jovem Wesley na cidade de Araquari.
    "A Polícia Civil de Araquari indiciou, por abuso de autoridade, os dois policiais militares suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Wesley Lopes, 25 anos. O jovem foi visto pela última vez na madrugada de 28 de setembro do ano passado, quando saiu para ir até uma lanchonete na rua em que morava com os pais no loteamento Santo Antônio, no bairro Itinga."
    O soldado talvez agisse daquela maneira com Fabiano por conta do excesso de poder que ele tinha e assim como diz Abraham Lincoln "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe pode"
    No livro Fabiano sofre esse abuso de poder por conta do seu vocabulário vago e seu pouco conhecimento o q dificulta sua comunicação com as pessoa.
    Eric Cesar Nº08 2ºMB

    ResponderExcluir
  28. O capítulo 9, presente no livro "Vidas secas" (1938) de Graciiliano Ramos, é descrita sobre uma teoria filosófica, chamada "valor, escolha e liberdade" constituída em um ideal de que você é livre para fazer suas escolhas, porém prisioneiro das suas consequências.
    A Veja, em 12 de junho de 2012, mostra que o livro retrada e faz relação feita entre os mundo, o do livro e o de atualmente.
    Na imagem de Sebastião Salgado, que foi reproduzida pelo aulo Gustavo Carvalho, descreve a morte da Baleia, uma cachorra que estava prestes a morrer em um estado deplorável. Pelos caiam, manchas negras surgiam em sua pele, estava cheia de feridas e sangramentos, sua boca enxada com chagas (inflamação causada por parasita, encontrada em fezes de insetos) que à impossibilitava de comer ou beber. Fabiano (o pai da família) e Sinha Vitória (a mãe), que residiam no Nordeste, região com secas e probreza, concordaram que seria necessário acabar com o sofrimento dela. A cachorra percebe a estranha movimentação de seu dono, com a arma na mão. O tiro atingiu sua oarte traseira, que consequentemente saiu se arrastando, latindo e chorando. As crianças (filhos de Sinha e Fabiano) se desesperam.
    Mesmo com todo o acontecido, Baleia que estava desesperada pensou em o morder mas logo desistiu, Fabiano era seu mestre, fosse como fosse.
    E o capítulo se encerra com a morte da pobre cachorra Baleia que quis dormir para acordar em outro mundo.

    Gabriel Falqueveoz Nº11 2ºMB

    ResponderExcluir
  29. Este capítulo se encaixa em uma teoria que se chama "valor, escolha e liberdade" que é baseada em cima de u, ideal que você é livre para fazer todas as suas escolhas, mas você com certeza você ira arcar com as consequências depois. O capítulo relata o sofrimento da cadelinha, Baleia, vivenciado de perto pelo seus donos. O caso da Baleia, era extremamente dolor, dificultava quaisquer chances de mantê-la viva. Vendo a situação da sua cadela, Fabiano, seu dono, resolve mata-la para acabar de vez com seu sofrimento. Percebendo a situação, por amor ao animal, que consideravam parte da família, seus filhos ficam desesperados, ao notar o que viria à acontecer. Fabiano, atira contra a cadela, que em pouco tempo, encontra a paz. A matéria explica, quando e como sacrificar o seu animal, esclarecendo também, que a paixão e a vontade de manter o animal por perto, pode ser deixada de lado na hora da decisão. Sacrificar animais sem condições de se manterem saudáveis, pode se tornar a melhor opção para o bem do seu animal. Decisão que foi tomada por Fabiano, não levando em conta o amor de seus filhos pela cadela, ele entendeu que seria melhor acabar com o sofrimento árduo da sua Baleia.

    Guilherme R. Martins Nº14 2ºMB

    ResponderExcluir
  30. O ultimo capitulo do livro Vidas Secas fala que Fabiano saiu com a sua família de sua casa pegando somente oque era necessário.
    Então eles saem de viagem em direção ao sul em busca da Terra que Fabiano sonhava. Na viagem Fabiano e Sinha Vitoria brigam durante algumas vezes no caminho, então eles acham uma terra mas eles não podem ficar nelas, então resolvem ir andando ate em busca da terra e novamente eles brigam.
    Então eles continuam a sua viagem para o sul e novamente Fabiano briga com a sua esposa e Sinha Vitoria tinha muitas esperança em Fabiano, então eles fazem um pausa para comer e nessa pausa Fabiano lembra da sua Cachorra Baleia e então ele começa a elogiar a Sinha Vitoria.
    Eles viajam ainda por um tempo ate que Fabiano acha a terra que ele tanto sonhava e ele consegue ver seus filhos em escola, ele e Sinha Vitoria em um cadeira bem velhinhos junto com a sua cachorra Baleia.
    A imagem tem como referencia a parte do filme que mostra como a familia saiu de sua casa em busca de uma melhor condição.
    Aristóteles disse:"A esperança é o sonho do homem acordado", Fabiano tinha esperança de dar uma melhor condição para sua família, porque já estava cansado de miséria então ele vai atras de terra fértil para poder cultivar.

    ResponderExcluir
  31. Este capítulo 2 chamado "Fabiano", tem como foco, o próprio, contando sobre suas características e seu jeito, um homem que se sente melhor com os animais do que com pessoas. Ele tem um vocabulário pobre e simples, e não consegue ter um diálogo rico em palavras "difíceis". No texto Fabiano está a procura de um lugar para viver com sua família, e encontra uma fazenda, onde é la que ele resolve ficar. Com a chegada do fazendeiro, Fabiano tem que oferecer seu trabalho como vaqueiro, em troca de poder morar na fazenda com Sinhá Vitoria e seus dois filhos.
    Nosso grupo pegou uma imagem de Sebastião Salgado do site "elabore comunicações", a relação existe pelas pessoas fugindo da seca, a procura de uma condição de vida melhor, como Fabiano fazia com sua família, pois a seca no sertão faz com que famílias passem dificuldades grandes, e a fuga muitas vezes é a única esperança.
    O desenho feito teve como objetivo mostrar o solo seco, o sol radiante, a falta do verde no ambiente, apenas plantas secas, muita pobreza e a simplicidade do lugar. Usamos poucas cores para colorir, para caracterizar o sertão.
    Minha notícia, peguei do site "brasilescola.com/sociologia/mst.htm" fala sobre o MST , Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, assim como Fabiano e sua família fez, há uma população sem condições e sem teto que invade propriedades que não tem ninguém vivendo, e se habitam lá. No Brasil ainda existe grande desigualdade do acesso a terra, consequência direta de uma organização social patrimonialista e patriarcalista ao longo dos séculos.
    Aluna: Nathália P. Correa n29

    ResponderExcluir
  32. O capitulo 3 '' a cadeia '' de vidas secas de Graciliano Ramos , nesse capitulo Fabiano foi a feira comprar mantimentos que sinha vitoria tinha pedido, no caminho parou para beber uma pinga em um bar e foi chamado para jogar carta com um soldado amarelo e perdeu tudo e se retirou do bar , o soldado questionava ele do porque ele havia saido sem a permissao dele, e fabiano acabou sendo preso por não saber falar , o que parece justo , pois se soubesse explicaria tudo e sairia livre
    A imagem que meu grupo escolhei foi uma do sebastiao salgado , que aparece um homem preso e umas grades, ja a imagem que produzimos esta fabiano sentado pensando nos seus filhos se eles sofreriam o mesmo que ele esta sofrendo por ser analfabeto
    no dia 6/10/2014 a gazeta do povo (http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/usuarios-ofendem-nordestinos-nas-redes-sociais-eekhy07hh6yxh9vhg9jcscy1a) publicou um caso que chamou bastante a atenção pois varios usuarios ofenderão os nordestinos pelas redes sociais , com palavras pesadas julgando os nordestino pois a dilma tinha ganhado as reeleição e o nordeste foi a região que mais voto nela , varios nordestinos sofreram com esse ataque o que causo uma certa exclusão social e sofrimento para muitos deles .
    Leonardo bitancout nº 22 2ºB

    ResponderExcluir
  33. O capitulo 3 do livro Vidas Secas ( a cadeia ). Neste capitulo fala que Fabiano vai a feira para comprar alguns mantimentos q sinha Vitoria havia pedido, durante sua caminhada pela feira parou em um bar para beber, quando um soldado amarelo o desafiou para um jogo de cartas, Fabiano aceitou, apostou e perdeu> Fabiano então se retirou do bar, e o soldado ficou questionado o fato dele ter saido sem pedir permissão, e aconteceu que Fabiano foi preso por nao saber falar.
    A imagem que nosso grupo escolheu foi uma de Sebastião Salgado, que mostra um par de mãos segurando uma grade de cadeia, e a imagens que desenhamos Fabiano esta sentado pensando em sua familia, pois todos eram analfabetos, e Fabiano não queria que eles passasem pelo mesmo.
    No dia 25/7/2015 o jornal Dourados News http://www.douradosnews.com.br/dourados/na-delegacia-homem-xinga-policiais-e-acaba-preso-por-desacato-embriaguez-e-porte-de-arma-ilegal publicou um caso parecedi com o capitulo homem xinga policiais e acaba preso por desacato, embriaguez e porte de arma ilegal.
    Davi Doring n 7 2 B

    ResponderExcluir
  34. MARIA JULIA DE SOUZA COSTA N°27 2°MB
    No segundo capítulo do livro “Vidas Secas”, é contada um pouco sobre Fabiano. Um homem simples, honesto e que vivia com muito pouco. Carregando sua família, e sua cadelinha Baleia. Passa por grandes bucados à procura de um lugar para morar. Apesar do capítulo ser direcionado ao Fabiano, ele fala também sobre eles não terem um lugar fixo, uma casa, um lar. Por isso, a imagem escolhida foi “Migração rural para as cidades” de Sebastião Salgado, que diz respeito ás pessoas que estão a procura de melhores condições de vida, que é o caso de Fabiano e sua família.
    A noticia escolhida por mim, foi sobre os imigrantes da Síria, que também estão deixando seu lugar de origem, em busca de melhores condições.
    *Link notícia: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/entenda-situacao-de-paises-de-onde-saem-milhares-de-imigrantes-europa.html
    O filósofo, no caso, a filósofa, escolhida foi, Hannah Arendt, que fala sobre a condição humana e que cita a mundanidade e a pluralidade.
    Mundanidade, seria a medida em que os seres humanos criam um mundo por meio da cultura e é o mundo que possibilita a obra. No Nordeste, como em outros estados, há uma cultura, uma forma de viver diferente dos outros estados, uma forma que se adaptou de acordo com o contexto, e o livro, fala bem sobre a cultura nordestina. A ação, por fim, corresponde a pluralidade, que é a condição política. Podemos citar os favores de Fabiano, ele não podia invadir uma propriedade e se apossar dela, mas o dono, deixou Fabiano ficar, contanto que ele trabalhasse para o proprietário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog